terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Descubra os segredos para fotografar objetos transparentes.(Revista: Técnica & prática)

Aprenda como reforçar a ideia de transparência, evitar reflexos indesejáveis e atribuir volume em peças de vidro ou acrílico
Por Livia Capeli (texto) e Newton Medeiros (consultoria e fotos) 
O truque da contraluz e os dois pequenos cartões pretos usados na foto das taças
Elas estão presentes em propagandas de perfumes, catálogos de fabricantes e anúncios de lojas e aparecem até em produções ligadas à gastronomia… As imagens de produtos transparentes incluem, além de cuidados com a limpeza do recipiente em si (como manchas e digitais), um certo segredinho infalível para ressaltar a ideia de contorno do objeto: a contraluz.
Descubra nesta aula com o fotógrafo Newton Medeiros como dominar a técnica para produzir fotos complicadas de objetos transparentes. Perceba que nos três exemplos criados por ele especialmente para Técnica&Prática nem sempre o truque se resume apenas à iluminação utilizada. Muitas vezes, o pulo do gato pode ser o uso de um simples pedaço de cartão branco ou preto colocado próximo ao produto a ser fotografado. Confira as dicas e aprenda.

Transparência absoluta

Uma taça vazia pode ser uma ofensa para um grande apreciador de vinhos. Porém, quando um fabricante ou lojista encomenda uma foto para um catálogo, a ausência de conteúdo no recipiente se faz necessária por uma questão técnica. Para ressaltar o contorno das taças vazias, Newton trabalhou com a contraluz, que ajuda a reforçar a ideia de transparência. Ele usou, além de um diafragma fechado (f/22), um refletor base acima das taças, voltado para o fundo, o que gerou o degradê de cinza claro para o médio visto na foto. O friso preto que gera o efeito de volume nas peças foi feito com dois pequenos cartões pretos posicionados nas laterais do produto.
Equipamento: Nikon D700 com objetiva 24-120 mm
Exposição: ISO 200, abertura f/22 e velocidade 1/100s

Charme perfumado

Equipamento: Nikon D700 com objetiva 24-120 mm
Exposição: ISO 200, abertura f/18 e velocidade 1/100s
A maioria dos frascos de perfume é criada para traduzir a elegância e o charme do conteúdo que carregam. E esse também deve ser o objetivo em um trabalho fotográfico, mesmo que seja uma simples produção em fundo branco para posterior recorte no Photoshop.
Para dar uma incrementada na imagem, sem roubar a atenção do produto principal, Newton Medeiros usou um espelho como base dessa foto de perfume masculino.
Nesse exemplo também prevalece a receita da foto anterior: a contraluz produzida com um refletor base colocado acima do frasco e voltado para o fundo do cenário.
Além disso, com a ajuda de dois rebatedores dispostos em cada lateral do perfume, ele ressaltou o volume do objeto transparente. Para finalizar, o fotógrafo posicionou um pequeno espelho à frente do frasco, o que valorizou detalhes do produto, como a marca e o nome.
Esquema de luz e detalhes da produção da imagem do perfume masculino

Valorizando o vinho

Às vezes, fotos de transparência podem vir acompanhadas de um bom vinho, seja em um trabalho para uma revista ou para um restaurante.
Na produção ao lado, além de valorizar o contorno da taça, foi preciso trabalhar o reflexo na garrafa de vinho. A primeira etapa consistiu em aplicar a receita de iluminação para fotos de transparência: um refletor base colocado acima dos produtos e voltado para o fundo, gerando um degradê que vai do cinza claro para o médio.
Para iluminar a garrafa, Newton usou dois softboxes (cada qual com um lightform à frente) nas laterais da cena, eliminando reflexos e destacando a marca na garrafa. Para valorizar detalhes prateados do rótulo, ele usou um pequeno espelho.
“Valorização e limpeza dos produtos no Photoshop é algo recorrente neste tipo de trabalho”, finaliza ele.
Equipamento: Nikon D700 com objetiva 24-120 mm
Exposição: ISO 200, abertura f/20 e velocidade 1/100s
Esquema de luz utilizado para a imagem do vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário